Idioma / Language

Arranjos produtivos de São José são os mais desenvolvidos de SP

Estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo considerou que São José dos Campos possui dois dos três APLs (Arranjos Produtivos Locais) mais desenvolvidos do Estado.

O levantamento classificou todos os 60 arranjos produtivos locais paulistas conforme seus níveis de maturidade. Segundo a relação, somente três APLs são considerados maduros no Estado: o Cluster Aeroespacial Brasileiro e o APL TIC Vale, ambos geridos pelo Parque Tecnológico São José dos Campos, e também o APL de TIC de Marília.

Arranjos produtivos são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo local, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

A classificação considera APL maduro aquele que já “ultrapassou o nível de parcerias entre empresas do arranjo, e participa agora de redes setoriais e/ou relação interclusters.

Em termos de comercialização, este arranjo já conta com apoio de entidades para promoção comercial e exportação e comercializa seus serviços e/ou produtos internacionalmente”, diz a nota técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O estudo é usado para enquadrar os clusters em ações específicas para os níveis de maturidade e direcionar políticas públicas adequadas dentro do Programa de Fomento aos APLs Paulista.

Mais notícias »